loader

:: I CONFERÊNCIA CERCIGUI DEBATE O PERCURSO DE VIDA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ::

A CERCIGUI realizou no passado dia 11 de dezembro, a I Conferência CERCIGUI “Integrar e Incluir”, um evento que contou com o apoio do Programa de Financiamento a Projetos do INRAo longo do dia foi possível fazer o percurso de vida da pessoa com deficiência através de três painéis de oradores que abordaram a escola inclusiva, a formação profissional e o ingresso do mercado de trabalho e o envelhecimento e a saúde mental das pessoas com deficiência/diversidade funcional. O grande objetivo era tornar o debate sobre a deficiência abrangente, participativo e esclarecedor, não só para quem é da área mas também para famílias e comunidade em geral. A conferência pretendeu identificar o que estaria a falhar a nível das respostas sociais para cada uma dessas etapas e apontar potenciais soluções para resolver os desafios existentes. Essencialmente percebeu-se que Portugal tem uma legislação bem enquadrada e avançada em relação à Europa mas que na prática há um longo caminho a percorrer. Concluiu-se que há lacunas que não foram perspetivadas, uma falta de presença e acompanhamento no terreno e a discussão não tem sido tão abrangente quanto seria expectável. Uma maior autonomia regional poderia solucionar alguns dos problemas levantados, permitindo que se continue a pensar globalmente mas agir localmente.

A I Conferência CERCIGUI “Integrar e Incluir – O percurso de vida da pessoa com deficiência” contou com mais de duas centenas de inscrições de todo o país, inclusive ilhas e até do Brasil e foi muito participada contando já com cerca de cinco mil visualizações dos painéis. Todos os vídeos do evento estão disponíveis na nossa página do Facebook, mas podem ver um pequeno resumo do dia aqui: https://youtu.be/rbWxQXJ73PQ

Acreditamos que é com estas iniciativas, com este empenho e com estas sinergias que nos tornamos cada vez mais inclusivos na defesa da nossa intenção de sermos, juntos, cada vez mais uma comunidade solidária!

 

 

:: PRESIDENTE DA CÂMARA VISITA A CERCIGUI ::

Recebemos a visita do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, no âmbito do périplo que está a efetuar pelas instituições do concelho. Uma conversa informal onde tivemos a oportunidade de falar de todos os constrangimentos que a pandemia causou à instituição e à comunidade e a forma como a Cercigui tem procurado ultrapassar todos eles, com a esperança e positividade que lhe é caraterística. Em paralelo, ficaram agendados os testes à Covid19 a toda a comunidade CERCIGUI para dias 18, 19 e 23 de novembro, efetuados com a ajuda do município.
Houve ainda tempo de apresentar parte do Plano Estratégico da CERCIGUI, especialmente os projetos já para 2021 e que visam reforçar os alicerces estruturais da instituição e promover a sua sustentabilidade financeira.
Fica mais uma vez o agradecimento pela presença constante na vida da instituição e pelo apoio inequívoco que sempre presta na área social.
Juntos somos uma comunidade solidária! ❤️

 

:: MANUEL F. MENDES, NOVO EMBAIXADOR CERCIGUI ::

É com muito orgulho que acolhemos o campeão e amigo Manuel Freitas Mendes, como nosso embaixador para a área do desporto, juntando-se assim a Pedro Meireles, na mesma área, e aos restantes 10 embaixadores da nossa instituição.

Ser embaixador CERCIGUI é muito mais do que ser um rosto conhecido, em prol de uma causa é sentir-se emocionalmente envolvido, apoiar e incentivar na sua área de especialidade, todos os nossos jovens, todos os outros rostos e todos os sonhos ainda por concretizar. Um obrigado do tamanho do nosso sorriso ao Manuel, pela visita e pela disponibilidade.
Um agradecimento estendido aos nossos restantes embaixadores:

  • Estela Machado – Comunicação
  • Fortunato Frederico – Negócios
  • Joana Antunes – Dança
  • João Seabra – Entretenimento
  • Neno Barros – Comunicação
  • Pedro Chagas Freitas – Literatura
  • Pedro Guimarães – Artes Plásticas
  • Pedro Meireles – Desporto
  • Rafael Freitas – Moda
  • Rodrigo Areias – Cinema

DE CORAÇÃO CHEIO!

É assim que estamos, no final deste fantástico espetáculo que levamos ao palco do CCVF na tarde chuvosa de 01 de março. Com o coração cheio, arrepiados de emoção, com um orgulho enorme de quem, ao longo de meses, preparou este grandioso evento para o poder partilhar com todos. Está aqui muito amor, muita entrega, mas acima de tudo, muita alegria, bem visível nos rostos dos principais protagonistas.
Não podemos deixar de agradecer a todos os que nos ajudaram a construir tudo isto: a Escola de Abação, a Academia de Música e Bailado de Guimarães, a Academia de Dança de Guimarães, o Mosaico, a Ji Antunes, o Conservatório de Guimarães, Cercibraga, a Horto Oásis, a Joana Veloso, o Biba+, a Babelium, a Sopro Barcelos, a A. Ferreira e Filhos Lda, a ErtexMalhas; a Nogueira e Filhos, a Lerdeira e Martins e, por último, à Câmara Municipal de Guimarães, à Oficina e todos os fantásticos colaboradores do Centro Cultural Vila Flor.
Aos nossos, aqui representados no diretor artístico, nosso querido professor João, desde técnicos, coreógrafos, professores, monitores, auxiliares..um obrigado nunca será suficiente. Foi lindo! Movimento, arte, dança, vídeo e imagem. Uma tarde onde tudo isto nos fez arrepiar a PELE! ❤️

(mais…)

:: EM DIA DE S.MARTINHO, LUME, CASTANHAS E CARINHO ::

Na CERCIGUI, os festejos de S.Martinho aqueceram o dia frio e chuvoso que se fazia sentir. Um convívio que se repartiu pelos Centros de Atividades Ocupacionais de S. João de Ponte e da sede em Guimarães com muita alegria, dança e música, aquecidos por um calor humano mais forte que qualquer fogueira de S. Martinho. 🌧🌰🔥

:: MC DONALD’S COM UMA EQUIPA MUITO ESPECIAL ::

O Dia do Fundador do Mc Donald’s foi celebrado no Espaço Guimarães, no dia 04 de outubro, com uns convidados muito especiais. Os jovens da Cercigui tiveram a oportunidade de trabalhar de perto com os colaboradores e conhecer todo o processo produtivo da marca. Um agradecimento ao Mc Donald’s Guimarães, em especial à Alberta Mabe Matos pelo convite e pelas ofertas aos nosso jovens. Gostamos tanto!!

 

:: NA TERRA DOS ESCUTEIROS FELIZES ::

O nosso grupo de escutismo viajou até aos Açores, no âmbito do projeto Heptágono do Conhecimento financiado pelo INR. Estes jovens fazem parte da Plataforma Madre Teresa de Calcutá, um projecto único a nível nacional que promove a inclusão no escutismo. A viagem aos Açores teve como objetivos apresentar, promover e disseminar as boas práticas deste projecto da Cercigui, junto do Núcleo Escutista de S. Miguel, a jovens, famílias e toda a comunidade. Mas além destes objetivos o que se consegui foi muito superior! Um roteiro turístico que colocou os jovens em contacto com a natureza e cultura da ilha, além do convívio, da inclusão, da alegria e das memórias que cada um trouxe na bagagem. Um agradecimento especial ao Núcleo Escutista de S. Miguel, à Associação Seara de Trigo e à Cresaçor por nos receberem e ainda aos nossos voluntários e colaboradores Agostinho Pereira, Francisco Freitas, José Luís, Carlos Adelino e Maria Carvalho. A beleza dos Açores ficará para sempre nos nossos olhos e nos nossos corações. 🥰

 

 

::::::::::::::::::::::::

  • Nome do projeto:  Heptágono do conhecimento – escutismo para todos – intercâmbio
  • N.º do projeto: 211
  • Área Prioritária: D
  • Financiamento Aprovado: 5.649.61€
  • Duração do projeto: 01/05/2019 a 31/12/2019

PROJETO COFINANCIADO PELO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO A PROJETOS PELO INR,