loader
Centro de Atividades Ocupacionais

Centro de Atividades Ocupacionais

Em 1995 a CERCIGUI iniciou o seu primeiro Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), nas instalações da CERCIGUI/Sede. Após dois anos, em 1997, foram inauguradas instalações em S. João de Ponte, para este primeiro CAO, que ficou a dar apoio a 48 clientes.

Em 1998 foi solicitado à Segurança Social acordo para mais 49 clientes e foi aberto um novo CAO na CERCIGUI/Sede.

Atualmente a CERCIGUI conta ainda com estes dois Centros, que dão resposta a 97 clientes com deficiência intelectual e multideficiência do Concelho de Guimarães.

Num futuro próximo e porque as listas de espera para o CAO são preocupantes, a CERCIGUI está a alinhar estratégias para abrir a possibilidade de novo pedido de alargamento de acordo e assim prestar apoio a mais pessoas com deficiência do Concelho de Guimarães.

Destinatários

Esta resposta Social é destinada a pessoas com deficiência intelectual/ multideficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que apresentam défices de autonomia não compatíveis com programas de intervenção profissional. (Previsto no enquadramento jurídico em vigor – Artigo 1º do Decreto –Lei n.º 18/89 de 11/01/1989) e que pertençam ao concelho de Guimarães.

Objetivo

Garantir uma resposta de qualidade aos nossos clientes, tendo em conta todas as dimensões da vida (Bem-estar, independência e participação social), promovendo a igualdade de oportunidades, participação e excelência de tal forma que estes consigam desenvolver /manter plenamente as suas competência, para se integrarem nos diferentes contextos e, assim, promover a prática do empowerment.

Áreas de Intervenção

:: Atividades Ocupacionais

Atividades estritamente ocupacionais realizadas na organização que são distribuídas pelas seguintes oficinas:

Oficinas de  Montagens de materiais para empresas;

Oficinas de Madeiras;

Oficinas de bordados e tecelagem;

Oficinas de Culinária e doçaria;

Oficinas de expressão plástica e reutilização de materiais;

 

:: Atividades socialmente uteis (ASUs)

Estas actividades são realizadas na comunidade envolvente e na nossa organização sujeitas a legislação própria e que promovem a valorização pessoal e uma maior independência dos nossos clientes. Algumas actividades no âmbito das ASUs são:

Vigilante de transportes;

Estafeta;

Empregado de limpeza;

Empregado de refeitório;

Jardineiro;

Empregado de mesa;

Auxiliar de vendedor.

 

:: Atividades complementares

Estas actividades são realizadas em diferentes contextos da organização e da comunidade distribuídas pelas seguintes práticas:

Educação Física;

Atividades aquáticas e Natação;

Escolaridade Funcional;

Judo;

Chi Kung e Tai-Chi-Chuan;

Música- Precursão (Bombos);

Reiki.

 

:: Intervenção Socio/Terapêutica

Atividades dinamizadas em diferentes contextos da organização e da comunidade no âmbito de intervenção de:

Serviço Social;

Psicologia;

Terapia Ocupacional;

Fisioterapia.