loader

INTEGRAR É INCLUIR

CERCIGUI promove evento de reconhecimento de entidades empregadoras Inclusivas: Integrar é Incluir

No passado dia 27 de outubro de 2023 decorreu, no Paço dos Duques de Bragança, a iniciativa “Integrar é Incluir” que faz parte do projeto “Na Rota da Inclusão”, promovido pelo Centro de Reabilitação e Formação Profissional da CERCIGUI e que é cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

O objetivo desta iniciativa é “abrir caminhos potenciadores da integração de pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho e capacitar as entidades empregadoras com ferramentas que permitam a tomada de decisões de forma mais célere e assertiva”, pode ler-se nas linhas orientadoras do programa.

Na cerimónia de reconhecimento intervieram Bruno Faria, como presidente da CERCIGUI, Pedro Novais, o diretor adjunto do Centro de Emprego do Médio Ave, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, Ricardo Costa, presidente da Associação Empresarial do Minho, e Paulo Lopes Silva, vereador na Câmara Municipal de Guimarães e Ana Paula Moreira, Diretora Técnica do Centro de reabilitação e Formação Profissional da CERCIGUI.

Num segundo momento foram reconhecidas as 62 entidades empregadoras, organismos públicos e privados que, nos últimos três anos, contrataram pessoas apoiadas pelo Centro de Recursos para a Qualificação e o Emprego da CERCIGUI. Foram igualmente chamados a palco todas as pessoas contratadas e presentes na cerimónia, sendo também reconhecido o seu empenho e entregue um certificado como forma de reconhecimento.

Foi uma noite memorável que contou com a presença de mais de duas centenas de pessoas. A CERCIGUI agradece a todos a presença e acredita que este evento abrirá portas para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

:: CERCIGUI CONSTRÓI O MAIOR PUZZLE DA REGIÃO ::

A CERCIGUI inicia 2021 com um projeto arrojado que pretende construir o MAIOR PUZZLE DA REGIÃO. A ideia é vender as pequenas peças do puzzle junto da comunidade pelo valor de 5€, oferecendo em troca um porta-chaves que identifica a peça ao comprador. Essa peça será colada na parede do edifício-sede e, dessa forma, toda a comunidade participa na construção da marca Cercigui, com um pedaço de cada um. Durante Janeiro e Fevereiro estarão à venda, em vários locais de Guimarães, os porta-chaves que identificam as 5.000 peças do puzzle. Rui Leite, Presidente da instituição vimaranense faz o apelo “queremos que todos façam parte de nós e nos ajudem nesta iniciativa, tão importante para a angariação de fundos para a nossa instituição.” Além da simbologia da ação, este puzzle é de crucial importância para a vida da instituição “a crise da pandemia afetou a todos e nós não somos exceção. A quebra de receitas que tivemos com o cancelamento de atividades e diminuição de donativos obrigou-nos a arregaçar as mangas e a puxar pela criatividade. Este puzzle será uma importante fonte de receitas e uma forma de embelezar também a parede do nosso edifício”, disse o Presidente da CERCIGUI. “Somos feitos de um pedaço de cada um de vós” é o mote desta iniciativa que estará brevemente na rua para todos quantos queiram ajudar esta instituição de apoio às pessoas com incapacidades de Guimarães.