Lar Residencial
Em 2000 foi criado o primeiro lar residencial – Lar Residencial/ Rendufe. O segundo lar residencial surgiu em 2010– Lar Residencial II/Ponte, sediado em João de Ponte, alargando esta resposta de 12 clientes para 21, perante a crescente necessidade de apoio das pessoas com deficiência e suas famílias.
Destinatários
Os Lares Residenciais, constituem-se como uma resposta social desenvolvida em equipamentos destinados ao alojamento coletivo num contexto de residência assistida, na prestação de cuidados individualizados a pessoas com deficiência.
Objetivos
Áreas de Intervenção:
- Proporcionar um apoio efetivo para a promoção do exercício da autonomia numa ótica de corresponsabilização;
- Desenvolver estratégias de reforço da autoestima, da valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições para participarem na organização e gestão da vida diária, de harmonia com as respetivas capacidades;
- Promover um ambiente que se aproxime do modelo familiar e fomente o bom relacionamento entre os residentes e entre estes e a comunidade;
- Incentivar e promover a frequência de estruturas de ensino, centros de atividades ocupacionais, formação profissional, emprego protegido e o acesso ao mercado normal de trabalho e participação em atividades de lazer, desportivas e outras.