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Centro de Recursos para a Inclusão

Centro de Recursos para a Inclusão

De acordo com o Dec-Lei 54/2018 sobre a Escola Inclusiva, artigo 18º:

  1. Os Centros de recursos para a inclusão (CRI) são serviços especializados existentes na comunidade, acreditados pelo Ministério da Educação, que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos,
  2. Constituiu objetivo dos CRI apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade.
  3. Os CRI atuam numa lógica de trabalho de parceria pedagógica e de desenvolvimento com as escolas, prestando serviços especializados como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva.

Neste quadro, as função do CRI assentam em pressupostos de:

  • Prestação de um serviço de proximidade e de retaguarda no apoio aos professores, famílias e outros profissionais e de uma intervenção centrada nos alunos e nos contextos;
  • Colaboração no processo de identificação e de implementação de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, no processo de transição para a vida pós-escolar, no desenvolvimento de ações de apoio à família e na prestação de apoios especializados centrados nos alunos e nos contextos educativos.

Acreditação do CRI-CERCIGUI

A CERCIGUI está acreditada para o ano letivo 2024-2025, com possibilidade de renovação para o próximo ano letivo.

Destinatários:

A ação do CRI direciona-se para crianças e jovens com necessidades educativas especiais, dos 6 aos 18 anos, seus contextos, familiares e profissionais dos 18 Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias dos concelhos de Guimarães e Vizela.

Recursos Humanos:

  • Fisioterapeuta (1);
  • Psicólogos (2);
  • Terapeutas da Fala (4);
  • Terapeutas Ocupacionais (4).