loader

:: GUIMARÃES Cities4CSR – URBACT ::

É com muito orgulho que a CERCIGUI faz parte do projeto piloto GUIMARÃES Cities4CSR URBACT, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências, na promoção e desenvolvimento de soluções para problemas e desafios que se colocam nas áreas urbanas. O projeto tem dois grandes objetivos: estabelecer relações entre a oferta de ações de responsabilidade social corporativa e as necessidades das instituições sociais locais e partilhar e replicar essas boas práticas.
Obrigado por nos acolherem e nos permitirem partilhar a nossa experiência. Juntos somos uma comunidade cada vez mais solidária!

 

Sobre o URBACT Cities4CSR

Esta iniciativa conta com a presença de 10 cidades internacionais: Milão (Itália), Nantes (França), Bratislava (Eslováquia), Sofia (Bulgária), Budaors (Hungria), Molina de Segura (Espanha), Bratsa (Bulgária), Kekava (Letónia) e Rijeka (Croácia), Rijeka (Croácia) e Guimarães (Portugal).

O URBACT Cities4CSR Guimarães está a trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica colaborativa, que permitirá a articulação entre empresas e organizações de solidariedade social, cultural e desportivas. Como objetivo final o município pretende reforçar a capacidade de apoio social através de melhoria das políticas públicas locais e a elaboração de uma estratégia local ancorada no tecido empresarial para a promoção e dinamização de ações de Responsabilidade Social Corporativa.

A plataforma digital servirá para conectar aqueles que precisam de assistência e aqueles dispostos a ajudar. Atualmente Guimarães carece de um mecanismo sólido para a articulação entre empresas e as organizações de solidariedade social, cultural e desportivas.

Numa fase inicial serão envolvidas as empresas que pertencem ao Guimarães Marca e as Instituições de Solidariedade Social que integram o Conselho Local de Acção Social. Na segunda fase do projeto (que decorrerá até agosto de 2022) pretende-se envolver um maior número quer de empresas como de instituições de Solidariedade, Culturais e Desportivas.

Até agora desenvolveram-se reuniões de trabalho do Grupo de Ação Local (GAL), do qual participam o Município de Guimarães, algumas empresas da comunidade Guimarães Marca e várias instituições da rede Local de Ação Social de Guimarães.