2020 | NOVO PROJETO DE INOVAÇÃO SOCIAL DA CERCIGUI
I9 COM A DIFERENÇA
O QUE É?
O Projeto I9 com a Diferença é um projeto de inovação social de Guimarães, que visa criar uma solução para uma população atualmente desprotegida, por não se enquadrar em nenhuma das atuais respostas sociais. O público-alvo serão adultos, que reúnam uma ou mais das seguintes condições: estar atualmente fora do mercado de trabalho (por inadaptabilidade, doença ou ausência de oportunidade), sem acesso a Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusãao (CACI) ou que não estejam a frequentar uma instituição de ensino ou no Centro de Reabilitação e Formação Profissional e que apresentem limitações significativas ao nível da atividade e participação, num ou vários domínios de vida, decorrente de alterações funcionais e estruturais. Este apoio pode ser prestado a pessoas com deficiência intelectual, com duplo diagnóstico, ou seja, incapacidades e doença mental, ou outros casos, a definir individualmente.
O QUE FAZ?
O I9 com a Diferença é um espaço onde se desenvolvem atividades e se fazem produções de pequenos trabalhos fornecidos por empresas da região, ou parcerias com empresas onde possam prestar serviços, de forma a criar dinâmicas, respeitando sempre os ritmos e capacidades de cada indivíduo. Paralelamente é também um espaço de lazer e relaxamento, onde se desenvolvem atividades com um acompanhamento individualizado, tendo em conta as especificidades de cada um, usufruindo de um programa psicossocial e terapêutico.
QUAL É O OBJETIVO?
O objetivo é melhorar a qualidade de vida destas pessoas, reorientar o seu projeto individual preparando-os para emprego e/ou formação, retirando-os de situações de exclusão social, apoiando em simultâneo as famílias e comunidade, procurando assim uma integração social com resultados positivos, através da alavancagem do seu potencial individual, com estímulo à experimentação e capacitação, quebrando o ciclo de isolamento social.
CONHEÇA O i9 EM POUCOS SEGUNDOS
DESTINATÁRIOS
- adultos em idade ativa
- residentes no concelho de Guimarães
- com incapacidades e/ou doença mental
- sem atuais respostas sociais disponíveis
O QUE NOS DISTINGUE DAS ATUAIS RESPOSTAS SOCIAIS
- não somos uma resposta social permanente (como os CACI’s)
- baseamo-nos no projeto de vida do individuo, adaptando a integração às suas competências
- não temos como objetivo final a integração no mercado do trabalho ou a orientação para a formação, mas sim, a integração do indivíduo na comunidade
ONDE VAI DECORRER
- o projeto tem sede própria no centro de Guimarães
- as instalações possuem um gabinete individual de acompanhamento terapêutico e orientação
- uma sala de informática
- uma sala multifunções para atividades diferenciadas, lúdicas e produção de trabalhos
QUE TIPO DE TRABALHOS VÃO DESENVOLVER
Dependendo da oferta das empresas, parceiras do projeto, e das competências que sejam identificadas nos destinatários:
- internos (na sede do projeto) – costura, embalagem, etiquetagem, etc.
- externos (em empresas) – têxtil, hotelaria e restauração, etc.
QUEM ESTÁ ENVOLVIDO
- A equipa é constituída por 5 pessoas: coordenadora, psicóloga, terapeuta ocupacional, monitora educadora social e auxiliar da área de animação sociocultural
- O projeto pretende apoiar 40 pessoas até 31-12-2022
Contacte-nos de conhecer alguém para sinalizar para o nosso projeto, através do i9.com.a.diferenca@gmail.com