loader
Unidade Educacional

Unidade Educacional

A Unidade Educacional outrora Escola de Educação Especial, está na génese da fundação da CERCIGUI, tendo sido a primeira resposta social a ser criada, em 1977.

A legislação aplicável e as perspetivas educativas, que apontam para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas escolas de ensino regular, contribuíram significativamente para o decréscimo substancial de alunos nesta resposta social. Atualmente foi atingido o número mínimo de alunos necessário à continuidade do seu funcionamento.

Destinatários

Esta Resposta Social é destinada a crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos com deficiência intelectual/multideficiência que, por razões conjunturais ou contextuais, devidamente fundamentadas, exijam um atendimento especializado não disponível no quadro do atendimento regular. O encaminhamento para esta resposta é da responsabilidade do Ministério da Educação, nos termos da legislação em vigor.

Objetivos

Promover o desenvolvimento integral do aluno, assegurando atividades letivas, terapêuticas e integração social que, de acordo com avaliação requer adaptações significativas em áreas do currículo comum.

Desenvolver um currículo específico que se traduz num plano educativo individual, planeado a partir da avaliação segundo a Classificação Internacional de Funcionalidades (C.I.F.).

Áreas de Intervenção

Desenvolvimento das Competências académicas funcionais de leitura, de escrita e de cálculo;

Desenvolvimento das Competências ao nível da alimentação, vestuário, higiene e mobilidade;

Desenvolvimento das competências expressivas;

Realização de atividades ludicopedagógicas;

Apoios de Terapia Ocupacional e Psicologia.