A CERCIGUI tem atualmente em funcionamento dois lares residenciais: o Lar Residencial I localizado na freguesia de Rendufe e o Lar Residencial II sedeado na freguesia de S. João Ponte, no concelho de Guimarães.

Os Lares Residenciais, constituem-se como uma resposta social desenvolvida em equipamentos destinados ao alojamento coletivo num contexto de residência assistida, na prestação de cuidados individualizados a pessoas com deficiência.

 

Objetivos

  • Proporcionar um apoio efetivo para a promoção do exercício da autonomia numa ótica de corresponsabilização;

  • Desenvolver estratégias de reforço da autoestima, da valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições para participarem na organização e gestão da vida diária, de harmonia com as respetivas capacidades;

  • Promover um ambiente que se aproxime do modelo familiar e fomente o bom relacionamento entre os residentes e entre estes e a comunidade;

  • Incentivar e promover a frequência de estruturas de ensino, centros de atividades ocupacionais, formação profissional, emprego protegido e o acesso ao mercado normal de trabalho e participação em atividades de lazer, desportivas e outras.